Oficina de Protagonismo Juvenil

Nesta oficina serão desenvolvidas ações que fomentem a participação e o envolvimento dos adolescentes e jovens em processos de discussões e soluções de problemas de sua própria realidade, através de rodas de conversas, debates, trabalhos em grupos, dentre outras atividades.

Protagonismo é a atuação de adolescentes e jovens, através de uma participação construtiva. Envolvendo se com as questões  da própria adolescência/juventude, assim como, com as questões sociais do mundo, da comunidade... Pensando global (O planeta) e atuando localmente ( em casa, na escola, na comunidade...) o adolescente pode contribuir para a assegurar os seus direitos, para a resolução de problemas da sua comunidade, da sua escola...

Protagonista é...
Aquele ou aquela que protagoniza. A palavra protagonista vem do g rego Protagonistés.  O principal lutador. A personagem principal de uma peça dramática, pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar em um acontecimento. Novo Dicionário Aurélio.

Por que protagonizar?
A maioria de adolescentes e jovens tem muitas questões, desejos, sonhos... e buscam respostas. Algumas questões vêm da própria fase que estão vivendo, mudanças  corporais, primeiras experiências sexuais com um parceiro ou parceira, estimulados pelas primeiras paixões, primeiro amor, primeiras descobertas... Estas questões nem sempre encontram respostas, pois a escola, a família, a sociedade não estão preparadas para isso. Outras questões são impostas pela desigualdade social provocando a exclusão de uma grande parcela desta população. A estes e estas falta escola pública de qualidade, o atendimento à saúde, a segurança, o lazer.
Os jovens também podem encontra respostas, mas para isso precisam da referência dos adultos, de escuta e parceria... Como diz o Professor Antonio Carlos Gomes da Costa: Reconhecer o adolescente e o jovem, não como problema, mas como parte da solução é meio caminho andado.... Por isso é necessário e urgente abrir espaços e facilitar processos que permitam a participação efetiva de crianças, adolescentes e jovens na construção do modelo e da dinâmica social da sua comunidade, do seu país, do planeta.

No Estatuto da Criança e do Adolescente  ECA - Título II  Do Direito Fundamental, Capítulo II  Do direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. 

O Art. 15 diz que a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

O Art. 16, diz que toda criança e adolescente tem entre outros, o direito de conviver com a família, participar da vida da comunidade , brincar, praticar esportes. Direito a se expressar e opinar. Por tanto é direito de todos os jovens e adolescentes, enquanto cidadãs e cidadãos participarem da definição dos modelos de atendimento aos seus direitos como a escola, a saúde, o lazer...E é dever do Estado, da família , do adulto, abrir espaços para a escuta, a expressão o aprendizado. Só assim podem desenvolver- se, agregar valores e atuar em prol de uma coletividade.

Fonte: http://www.cedeca.org.br/conteudo/noticia/arquivo/39DA691A-FD4E-D119 3DAE60914B0999AE.pdf

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